Descrição:   O objetivo do trabalho consiste em identificar e analisar como a governança pública e os programas de integridade em todas suas funções vêm se disseminando no contexto do setor público no Distrito Federal, e como os diversos atores estão interagindo nesse novo ambiente. Específicos: (i) gerar um sistema (RPA – robotic process automation - automação de processos robóticos) que busque de forma informatizada os programas e os planos de integridade dos órgãos públicos distritais e das empresas prestadoras de servidos ao DF; (ii) gerar um painel de órgãos e de empresas em transparência ativa que auxilie na verificação da conformidade dos programas de integridade; (iii) gerar um indicador de conformidade do programas de integridade do DF: órgãos e empresas prestadoras de serviços. Para atingir os objetivos, serão realizados os seguintes procedimentos: (i) identificar e analisar elementos representativos da integridade pública tomando por base as melhores práticas do setor; (ii) aperfeiçoar o sistema AGIR e INDICAR (em RPA – robotic process automation - automação de processos robóticos) para que busquem os programas e os planos de integridade dos órgãos públicos distritais e das empresas prestadoras de servidos ao DF, complementando o sistema NEPECON de estudos social, econômico e ambiental de entidades; (iii) gerar um painel de transparência ativa que auxilie na verificação da conformidade dos programas de integridade; (iv) aperfeiçoar o indicador de conformidade do programas de integridade do DF: órgãos e de empresas prestadoras de serviços; (v) apresentar estratégias e soluções para melhorias do sistema de governança e compliance do DF. Como resultado, o presente projeto irá propor estratégias de melhorias de acompanhamento do programa de governança e compliance do DF, além de publicações dos resultados em periódicos científicos e publicação de livro. Justifica-se o estudo em função da integridade pública despontar como uma área essencial para administração pública, possibilitando o aumento e a confiança da sociedade na prestação de serviços dos órgãos públicos. Além disso, entidades públicas possuem obrigação de considerar riscos em seus programas de integridade, conforme Decreto nº 39.736/2019, do Distrito Federal. Esses riscos podem ser de diversas naturezas como corrupção, fraude, conflitos de interesse, má gestão financeira, descumprimento de normas legais e regulatórias, entre outros. Cada órgão pode identificar riscos específicos com base em sua natureza, atividades e contexto operacional. No decorrer de um ciclo financeiro, é muito comum encontrar organizações que tentam melhorar seu desempenho, considerando, na maioria dos casos, soluções digitais e algumas aplicações tecnológicas, porém é necessário saber como seus vizinhos estão solucionando os entraves administrativos. Assim, o problema de pesquisa é saber: Quais são as interações e as sinergias entre os diversos atores envolvidos na implementação da governança e da responsabilização no setor público do Distrito Federal? O monitoramento por meio de RPA na política de governança do DF, em conformidade com a Lei de Governança do DF, é essencial para gerar informações sobre o cumprimento das diretrizes estabelecidas que promovam a transparência no setor público

 

Coordenador: Profa. Dra. Fátima de Souza Freire

 

Equipe: 

 

Profa. Dra Fátima de Souza Freire - Docente Coordenadora

Profa. Dra. Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva - Docente Pesquisadora

Renato Pereira Moço de Oliveira - Servidor Pesquisador

Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa  da Costa - Pesquisador Externo

Adriano Lima da Costa - Pesquisador Externo

Nilton Oliveira da Silva - Pesquisador Externo

Mateus Souza Santana - Aluno Pesquisador

Vinícius Mendes Martins - Aluno Pesquisador

 

Instituição Financiadora - Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

Edital

Chamada

Resultado Final