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Desenvolvimento do Aplicativo DotProject UAGP/CEAG

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 12h59 | Acessos: 214

 

Descrição: trata-se de sistema para gestão de projetos, baseado em software livre, customizado para atender às especificidades relativas à execução de projetos dentro da Universidade de Brasília. Esse sistema tem auxiliado a execução físico-financeira de projetos pesquisa, ensino e extensão realizados pelo CEAG/UnB.


O DotProject UAGP/CEAG operacionaliza e apoia atividades relativas à gestão de projetos, gestão de processos, gestão de documentos e gestão financeira. A gestão de projetos dá-se por meio do acompanhamento execução das ações previstas no projeto e o cumprimento de metas associadas a essas, permitindo a identificação de atividades que estão ocorrendo em descompasso com o pactuado pelo cronograma. A gestão de processos é possível devido à padronização de fluxos e atividades relacionados elaboração e trâmite de documentos, proposta pela equipe da UAGP/CEAG e operacionalizada por meio da ferramenta.


O aplicativo permite, ainda, a gestão de documentos, feita por meio de classificação de arquivos entre: documentação relativa a contratações, documentos pessoais de membros do CEAG e arquivos referentes ao processo de registro e formalização de projetos, acordos e parcerias. Uma vez classificados, esses documentos serão digitalizados e ficarão arquivados na plataforma.


Já como instrumento de gestão financeira, o DotProject UAGP/CEAG possibilita o registro de movimentações financeiras do projeto, em consonância com a regulamentação de execução financeiro-orçamentária prevista pela legislação brasileira. Esses registros são feitos na implementação dos contratos e cada pagamento liquidado, de forma, que os coordenadores de projeto tenham acesso a relatórios sintéticos de execução financeira, simplificando os processos de prestação de contas associados às atividades de pesquisa, ensino e extensão.


Essa estrutura tem permitido ao CEAG administrar com segurança e agilidade um volume cada vez maior de recursos financeiros, saindo de uma captação de R$ 1,6 milhão em 2009 para R$ 4,2 milhões em 2013.


Características


Inovação administrativa e organizacional
Grau de novidade, considerando o sistema anteriormente: Incremental
Origem do processo de mudança do produto: inovação bottom-up
Finalidade da inovação: tornar mais eficiente um produto existente
Ambiente de inovação: interno
Tipologia: novo produto desenvolvido para atender às necessidades internas da organização



Equipe


Ludmila Ferreira Bandeira: Coordenador
Marcel de Moraes Pedroso: Consultor
Marília Alves Dantas: Desenvolvimento do sistema.
Talita Cavalcanti: Auxílio à validação do sistema e à identificação de necessidades de aperfeiçoamento do sistema.
Fatores de sucesso associados à inovação
Engajamento/comprometimento da equipe envolvida

 

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