Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos > Laboratório de Análise de Políticas Públicas - LAPP/CEAG
Início do conteúdo da página

Laboratório de Análise de Políticas Públicas - LAPP/CEAG

Acessos: 1016

 

O Laboratório de Análise de Políticas Públicas do CEAG (LAPP/CEAG) vem realizando projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de métodos e tecnologias que contribuam para o aperfeiçoamento dos processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas governamentais. O laboratório desenvolve ainda atividades de ensino e extensão sobre temas relacionados à análise da influência das instituições políticas, econômicas e sociais nos processos de formação, gestão e avaliação de políticas públicas.

Histórico

O LAPP integra a estrutura do CEAG e apoia as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa sobre Instituições e Políticas Públicas (GIPP).

 

O primeiro projeto do LAPP foi acordado em 2007 com o Ministério da Educação (MEC) e tinha por finalidade desenvolver metodologia de avaliação de instituições de ensino superior (fazer hiperlink com inovações).  Desde então, outros projetos foram desenvolvidos diretamente ou apoiados pelo LAPP/CEAG, resultando na produção de 7 teses, 11 dissertações, 15 monografias, artigos e Textos para Discussão.

 

Em 2015, o LAPP tem um grupo de pesquisadores (link para pesquisadores) formado por professores e alunos da UnB e de outras instituições de ensino e pesquisa, assim como pesquisadores associados e convidados a colaborar em projetos específicos. Os resultados dos trabalhos dos pesquisadores desenvolvidos com o apoio do LAPP estão disponíveis nas áreas de Inovações (link para a aba) e Publicações (link para a aba) deste site.

 

Objetivos do LAPP

 

O principal objetivo do Laboratório é apoiar as atividades do Grupo de Pesquisa em Instituições e Políticas Públicas (GIPP) relacionadas à realização de pesquisas aplicadas e desenvolvimento experimental vinculados aos processos de formação, gestão e avaliação de políticas públicas.

 

Os objetivos específicos que orientam a atuação do LAPP/CEAG são: apoiar as atividades desenvolvidas pelo corpo discente da UnB e, portanto, abrigar projetos de monografia, de dissertações e de teses; e, prestar apoio a alunos de graduação e pós-graduação, mediante a concessão de bolsas.

 

O LAPP/CEAG tem orientação multidisciplinar, procurando criar um ambiente propício para a interação de professores, pesquisadores e alunos provenientes de diferentes áreas do conhecimento e que compartilhem o propósito de desenvolver trabalhos e pesquisas que contribuam para o aperfeiçoamento das políticas públicas, por meio dos seguintes projetos de pesquisa.

 

O LAPP/CEAG atua no desenvolvimento de pesquisas e atividades associadas a duas das linhas de pesquisas definidas pelo GIPP. As linhas e áreas de pesquisas do Laboratório são descritas a seguir.

 

1) Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio à Formação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas. Os projetos vinculados a esta linha de pesquisa desenvolvem sistemas de apoio à decisão, voltados ao aperfeiçoamento da gestão estratégica de programas governamentais nas seguintes áreas:

 

  • Desenvolvimento de Sistemas de Informações de Políticas Públicas
  • Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Políticas Públicas

 

Os sistemas desenvolvidos são fundados em diferentes estratégias metodológicas de formulação e análise de projetos e programas, tais como Análise de Decisão Multicritério (MCDA), Análise Envoltória de Dados (DEA), Sistemas Georeferenciados de Dados, etc.

 

Além de dissertações e teses desenvolvidas no âmbito deste projeto, há vários trabalhos apresentados em congressos de associações acadêmicas nacionais e internacionais. O LAPP/CEAG já desenvolveu um aplicativo para mapeamento de “stakeholders” e gestão estratégica de redes de políticas públicas, que foi disponibilizado para a Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Trata-se de software livre, disponível gratuitamente a todos os interessados.

 

Além disso, pesquisadores do CEAG promovem há alguns anos, cursos de gestão estratégica de redes em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/MPOG).

 

2) Desenvolvimento de Modelos e Estratégias Empíricas de Apoio à Formação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas.

 

  • Analisar e avaliar a Gestão de Redes de Políticas Públicas
  • Desenvolver Métodos e Técnicas de Apoio à Tomada de Decisão no Governo
  • Gerar e avaliar Modelos Experimentais Aplicados á Análise de Políticas Públicas
  • Desenvolver e avaliar Novas Abordagens para o Controle Social das Políticas Públicas
  • Fomentar a criação de novas Abordagens para o Desenvolvimento de Capacidade nas Políticas Públicas
  • Criar novas Abordagens para Análise da Governança no Setor Público
  • Fomentar o desenvolvimento de novas abordagens para Análise das Políticas de Inovação, Ciência e Tecnologia
  • Desenvolver novas Abordagens para Análise das Políticas de Planejamento, Orçamento e Accountability
  • Novas Abordagens para Análise da Promoção da Utilização do Conhecimento Científico nas Políticas Públicas
  • Novas Abordagens para a Gestão de projetos e processos estratégicos.

 

3) Programa de Criação de Capacidade em Análise e Avaliação de Programas Governamentais

 

Objetivo: Promover a formação de recursos humanos e a disseminação de conhecimento na área, de políticas públicas, realização de cursos de curta duração, cursos de especialização e a geração das bases para um programa de mestrado profissionalizante na área de gestão e avaliação de políticas públicas. Dentre as atividades realizadas nesse projeto  se destacam:

 

Realização de curso sobre avaliação de políticas públicas, em parceria com o Tribunal de Contas da União, dirigido pelo Professor Evert Vedung da Universidade de Uppsala.

 

Realização de palestras e cursos internacionais com a participação de pesquisadores da London School of Economics e da Universidade de Uppsala.

 

Realização de cursos sobre a utilização do software NVivo em pesquisas qualitativas visando promover à formação de pesquisadores da UnB, de alunos de pós-graduação e graduação e de servidores públicos vinculados a instituições parceiras.

 

I, II, III e IV Cursos de Especialização em Orçamento e Políticas Públicas (CEOPP).
I, II, III, IV e V Curso “Imprensa, Política e Economia: uma Introdução ao Jornalismo Econômico”
I e II Curso de Extensão sobre Reforma e Gestão Previdenciária no Serviço Público
I, II e II Curso de Especialização em Políticas Públicas.

 

Ver mais informações em cursos.

 

Coordenador do Projeto: Paulo Carlos Du Pin Calmon
Gerente: Caroline Wollenhaupt Simões Pires
contatos: (5561) 3349-8143/ 3347-7351
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página