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Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Inovadoras em Educação à Distância (EaD) com vistas à formação de operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)

Publicado: Domingo, 03 de Novembro de 2013, 13h14 | Acessos: 354

 

Instituições Parceiras: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

 


Descrição
A parceria firmada em 2009 entre o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB) e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), por meio do Termo de Cooperação nº 021/2009, objetivou o desenvolvimento de conteúdos de capacitação que foram disponibilizados em uma plataforma EaD.


O projeto visou à formação profissional, técnica e de qualidade de seus principais agentes, valendo-se de ferramentas e conteúdos que pudessem potencializar os resultados pretendidos. Nesse sentido, buscou-se unificar nacionalmente conteúdos, metodologias e procedimentos a serem adotados no país em matéria de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, com especial atenção aos processos de formação a serem implementados pelos Centros de Formação Socioeducativos e outras Instituições de Ensino Superior, incluindo formações continuadas que venham a ser oferecidas, com vistas à ampliação de capacidades e competências técnicas dos atores do Sistema Socioeducativo, em todos os níveis.


Objetivos
Geral:


Construção de conteúdos, metodologias e procedimentos a serem adotados, em cursos de formação de operadores do Sistema de Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) no país, por meio de educação à distância (EaD).


Específicos:

  • Desenvolvimento de plataforma de educação à distância em âmbito nacional.
  • Constituição de Comitê Multiprofissional de especialistas em medidas socioeducativas e Justiça Juvenil, definindo sua composição, funcionamento e plano de trabalho.
  • Elaboração de material didático a ser adotado nas formações continuadas em medidas socioeducativas no país.
  • Capacitação de operadores do Sistema de Nacional de Atendimento Socioeducativo.
  • Mapeamento e integração de Instituições de Ensino Superior em uma Rede para a implementação das matrizes programáticas e utilização do material didático produzido.
  • Organização de Títulos e Referências Bibliográficas em medidas socioeducativas e Justiça Juvenil para compor Bibliotecas Mínimas.


Produtos/ Resultados

  • Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (EaD) criado e acessado nas formações continuadas em medidas socioeducativas no país.
  • Conteúdos, metodologias e procedimentos unificados e utilizados em formações continuadas sobre medidas socioeducativas no país - conteúdos multimeios para a plataforma EaD divididos em 10 módulos.
  • Material didático e bibliotecas mínimas estruturados para a implementação de formações continuadas a serem realizados por Instituições de Ensino Superior e Centros de Formação Socioeducativos.
  • Trinta (30) tutores e três mil e quatrocentos de setenta e dois (3.472) cursistas capacitados.
  • Elaboração de livro com os conteúdos aprofundados (no prelo).


Equipe:


Coordnador Executivo: Marcel de Moraes Pedroso
Pesquisadores Especialistas:
Diego Mota Vieira
Ludmila Ferreira Bandeira
Patrícia Osandón
Coordenadora de pesquisa: Ana Paula Pinho Rodrigues Leal
Assistente de Pesquisa: Rafaela Carvalho
Coordenadora de Conteúdo: Karyna Batista Sposato
Pesquisadores técnicos:
Gladstone Martins Pereira
Paulo Eduardo Ponte de Albuquerque
Técnicos de pesquisa:
Felipe Hessel Rodrigues Paniago
Igor da Silva Moraes
Mônica Gusmão Barcellos
Robson Santana da Rocha
Sérgio Ricardo de Borba Cruz
Estatístico: Marcelo Ângelo Sacramento da Costa
Professores conteúdistas:
Afonso Armando Konzen
Andréa Márcia Santiago Lohmeyer Fuchs
Beatriz Gershenson Aguinsky
Cândida da Costa
Flávio Américo Frasseto
Ivanilda Maria Figueiredo de Lyra Ferreira
João Batista Costa Saraiva
Leoberto Narciso Brancher
Ludmila Cerqueira Correia
Márcia de Souza Mezêncio
Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira
Maria de Lourdes Trassi Teixeira
Roberto Peixoto Bassan
Samuel Costa da Silva
Tatiana Yokoy de Souza
Supervisora de tutores: Marina Vasconcelos Kipnis
Técnicos de pesquisa:
Camila Ferreira de Meneses
Karla Christina Batista de França
Rita de Cácia Vieira de Sousa
Tutores:
Alessandra Lisboa da Silva
Ana Janaína Alves de Souza
Antônio Alves de Siqueira Junior
Bianca Regina de Lima
Cláudia Gomes da Silva Babinski
Daniela Peno Paiva
Daniele Cadete de Araujo Lima
Denise Carla Goldner Coelho
Denise Suchara
Eduardo Chaves da Silva
Francisco Felipe Coelho
Jaqueline Lima Santos
Julia Galiza de Oliveira
Karita Rachel Pedroso Bastos
Lea de Souza Sacerdote
Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal
Leyvijane Souza Albuquerque
Marcia Junqueira de Souza
Marcio da Costa Berbat
Maria Socorro Gomes Leitão
Marina Pinho Tavares de Abreu
Marina Valente A. Rocha
Marly Santiago Martins
Miguel Silvera Rocha
Núbia Jane Freire Vieira
Pedro Roberto da Silva Pereira
Priscila Ribeiro Gomes
Rita de Cássia Tavares Fajardo
Rosangela Munhoz de Oliveira
Sabrina Backes dos Santos
Thaís Poliana Teixeira Ribeiro de Assunção
Tiago Rizzotto dos Santos
Vera Lúcia de Jesus
Revisor: José Eduardo Moreira Dias Trece


Demandantes: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR)
Período: Dezembro de 2009 a Abril de 2011
Origem dos recursos: Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA)
Modalidade de Aporte: Descentralização Orçamentária
Realização: Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública, Universidade de Brasília 
Apoio: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Direitos Humanos  

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