Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Finalizados > Bureau Brasileiro para a Ampliação da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia com a Europa
Início do conteúdo da página

Bureau Brasileiro para a Ampliação da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia com a Europa

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2014, 14h53 | Acessos: 257

 

Coordenador: Paulo Cesar Gonçalves Egler
Período: Outubro de 2008 a novembro de 2011

 


Descrição

 


O Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Europeia (Projeto B.Bice) foi criado em 2005 com o objetivo de promover e melhorar a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT& I) entre o Brasil e os países da União Europeia.

 


O projeto desenvolveu suas atividades durante dois anos até setembro de 2007 com a finalidade de melhorar a participação brasileira nos 6º e 7º Programas-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento, por meio da divulgação de informações relacionadas com as oportunidades de cooperação oferecidas pelos Programas. O Projeto B.Bice também atuou na colaboração às instituições de investigação e empresas brasileiras na preparação e negociação de propostas de projetos a serem apresentados à Comissão Europeia.

 


Após a aprovação pela Comissão Europeia do Novo Bureau Brasileiro (Projeto BB.Bice), para um período de três anos (início em outubro de 2008), o projeto ampliou significativamente a sua atuação. As atividades incluíram a manutenção de uma página da web e a distribuição de um boletim eletrônico mensal, em português e inglês, bem como um maior desenvolvimento de uma base institucional criada para ajudar o conhecimento das competências brasileiras na Europa. A iniciativa surgiu com o intuito de colaborar para a busca de novos parceiros na criação de projetos de investigação com instituições brasileiras. BB.Bice também explorou outros meios de comunicação para disseminar tanto informações como material de treinamento.

 


Objetivos

  • Desenvolver estudos, avaliações e pesquisas estruturadas.
  • Melhorar a participação das empresas brasileiras de base tecnológica no Programa-Quadro.
  • Melhorar a coordenação entre o BB.Bice e outros projetos semelhantes em países que mantêm acordos de cooperação em CT&I com a Comissão Europeia.
  • Implementar eventos que visem identificar as prioridades para a cooperação e o aumento da qualidade, quantidade e visibilidade das ações futuras.
  • Atuar como facilitador na identificação de propostas de projetos, auxílio na busca de parceiros e certificação de que todos os aspectos necessários à formulação de propostas - de acordo com os editais da Comunidade Europeia - tenham sido satisfeitos.

 


Equipe
Assessoras do Projeto:
Ana Carolina Bussacos Maranhão
Simone Messias
Assessora de Comunicação:
Patrícia Osandón

 


Natureza da ação: Projeto de pesquisa
Demandante: Comissão da União Europeia
Período: Outubro de 2008 a Novembro de 2011
Origem dos recursos: Sétimo Programa-Quadro (FP7)
Modalidade de Aporte: Recurso Internacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página