Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisa > Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação
Início do conteúdo da página

Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 17h37 | Acessos: 631

 

Objetivo: A linha de pesquisa em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação LP-CT&I é constituída por pesquisadores da área de Formulação e Gestão de Políticas Públicas/UnB. O objetivo da LP-CT&I é analisar a atuação governamental no âmbito das politicas de C,T&I para o desenvolvimento do país. As linhas téoricas predominantes são a neoschumpeteriana e institucional.
Temas de pesquisa: avaliação e gestão de políticas públicas de C,T&I; metodologias de prospecção tecnológica e formulação de indicadores
A Linha de Pesquisa em Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (LPCTI/ PPGA/UnB) é o resultado do esforço de professores e pesquisadores concentrados na Universidade de Brasília, na área de Formulação e Gestão de Políticas Públicas.

O foco da atuação da linha de pesquisa em Política de Ciência Tecnologia e Inovação é a análise das políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no âmbito do governo federal, estadual e local e sua principal perspectiva tem sido a de buscar compreender os rumos que as politicas de Ciência, Tecnologia e Inovação têm assumido, para que se atinja um nível satisfatório de crescimento e desenvolvimento do país.

A linha de pesquisa em Política de Ciência, Tecnologia e Inovação adota como linhas teóricas predominantes, porém não exclusivas, a abordagem neoschumpeteriana e institucional. Assim, define a formulação de políticas públicas para o setor como o resultado de uma evolução dos atores envolvidos no processo de geração de conhecimento científico e tecnológico, que, por sua vez, pode se desdobrar em resultados inovativos.

Nesse sentido, tem desenvolvido trabalhos de pesquisa em:

Avaliação e Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação
Política de Ciência, Tecnologia e Inovação na área de defesa
Política de Ciência, Tecnologia e Inovação na área de saúde
Política de Ciência, Tecnologia e Inovação na área de energia
Metodologias de prospecção tecnológica
Formulação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página