Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curso CEOPP
Início do conteúdo da página

Curso de Especialização em Orçamento e Políticas Públicas

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 15h49 | Acessos: 385

Curso de Especialização em Orçamento e Políticas Públicas

O  Curso de Especialização em Orçamento e Políticas Públicas (Ênfase em Ciência de Dados) -  (CEOPP) é realizado pelo Centro de Estudos Avançados de Governo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (CEAG/FACE/UnB), com o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação de boas práticas na gestão de políticas e programas governamentais, proporcionando a socialização dessa experiência junto a outras entidades governamentais. Tal formação é combinada com o ensino das técnicas e princípios de elaboração, implementação e avaliação da política públicas.

O nosso curso diferencia-se dos cursos tradicionais por incorporar a Ciência de Dados Aplicada ao Setor Público, onde com conhecimentos de Python, R e Machine Learning o aluno terá a possibilidade de  produzir de forma rápida e automática modelos que permitam analisar dados maiores e mais complexos e fornecer resultados mais rápidos e mais precisos – mesmo em uma escala muito grande. O resultado? Previsões de alto valor que podem levar a melhores decisões e ações inteligentes em tempo real.


O público-alvo do  CEOPP é formado por especialistas em finanças públicas, o que engloba funcionários públicos nos vários níveis de governo, assim como pesquisadores e analistas de diversas instituições públicas, organismos internacionais e do terceiro setor.

Aulas expositivas, exercícios e seminários ministrados por Professores da UnB e Professores convidados.

Principais aspectos teóricos, metodológicos e empíricos das políticas e Orçamento Públicos.

Disciplinas:

 

  1. Economia do Setor Público - 30hs
  2. Fundamentos do Direito Público - 30hs
  3. Orçamento Público - 60hs
  4. Contabilidade Aplicada ao Setor Público - 30hs
  5. Estrutura e Planejamento do Setor Público - 30hs
  6. Métodos Quantitativos Aplicados à Administração Pública - 75hs
  7. Análise e Avaliação de Políticas Públicas - 75hs
  8. Métodos de Pesquisa - 30hs
  9. Orientação e Monografia

 Pré-Inscrição - Clique aqui

 Investimento: R$ 13.500,00 a vista ou 18 parcelas de R$ 750,00 (boleto ou cartão de crédito).

Local: CLN 406 Norte, Bloco A, Subsolo - CEAG.

Carga horária total: 360 horas.

Nº de créditos: 24.

Nº vagas: 35 vagas.

Inscrições e seleção: Será informados após publicação de Edital de Seleção.

Início previsto: Segundo semestre 2018.


Informações pelo telefone: (61) 3107-7957

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horários para Informações: Segunda a Sexta (09:00 ás 16:00).

 

Ementa do Curso

 

1 - Economia do Setor Público - 30hs

Ementa:

Papel do Estado na economia. Falhas de mercado e intervenção do Estado. Externalidades, Bens Públicos, Assimetria de Informação, mercados imperfeitos Política Tributária. Incidência Fiscal. Regulação econômica. Economia Comportamental

2 - Fundamentos do Direito Público - 30hs

Ementa:

Estado, Administração Pública e atividade administrativa. Compreensão do Estado sobre a perspectiva da gestão das políticas públicas e a relação desses conteúdos com o Direito. Aspecto histórico político dos modelos de gestão pública, considerando-se a compreensão da gestão pública na atualidade, seus avanços e desafios e sua relação com o Direito.

Fundamentos da Lei de responsabilidade fiscal. Planejamento, execução orçamentária e cumprimento de metas fiscais. A gestão tributária responsável, a renúncia de receita e o mecanismo de compensação. Receita corrente liquida. Regras para a geração de despesa: os conceitos de despesa autorizada e de despesa obrigatória de caráter continuado. Regras para destinação de recursos públicos para o setor privado. Despesa com Pessoal: limites e regras de ajuste. Dívida e endividamento: limites, vedações e regras de ajuste. Restos a pagar. Transparência, controle e fiscalização. Restrições institucionais e sanções pessoas

3 - Orçamento Público - 60hs

Ementa:

Rigidez orçamentária: vinculações e despesas obrigatórias. Princípio da não-afetação das receitas. Fundos. DRU. Entitlements. Metáfora do iceberg. Incrementalismo.

Conceito e finalidades do orçamento; orçamento tradicional, orçamento-programa e orçamento focado nos resultados.

Sistema orçamentário e o ciclo ampliado da gestão. Plano plurianual – PPA: conteúdo; prazos; desafios; rolling plan. Lei de diretrizes orçamentárias – LDO: conteúdos; metas fiscais; riscos fiscais. Orçamento anual: fiscal; seguridade social; e investimento das empresas. Execução provisória do orçamento.

Natureza jurídica: princípio da exclusividade; leis reforçadas e superordenadoras; lei permissiva e ato-condição; caráter autorizativo versus mandatório.

Fase legislativa. Comissão Mista de Orçamento. Discussão, votação e aprovação da lei. Emendas e vetos.

Teoria das Finanças Públicas. Conceitos básicos (resultado nominal, resultado primário, dívida pública). Finanças Públicas no Brasil. Tópicos sobre Finanças Públicas (Sistema Tributário, Previdência Social, Sistema Federativo e outros). Classificação de receitas e despesas

4 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público - 30hs

Ementa:

Ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil. Princípios de Contabilidade sob a Perspectiva do Setor Público. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Processo de convergência da contabilidade pública brasileira aos padrões contábeis internacionais. Procedimentos Contábeis Orçamentários x Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Lançamentos Usuais e Novas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

5 - Estrutura e Planejamento do Setor Público - 30hs

Ementa:

Análise dos diversos períodos e procedimentos intervencionistas do Estado brasileiro, notadamente os orientados para expandir e diversificar as atividades produtivas bem como aqueles preocupados com a ampliação do mercado nacional. Breve revisão crítica do conceito de Desenvolvimento.  Trajetórias da economia e da política percorridas pelo Brasil em seu período republicano, sempre balizadas, em última instância, por direções sistêmicas que direcionam os limites da ação e das expectativas dos agentes nacionais.

Previsão e prospectiva. Planejamento socioeconômico. Planejamento estratégico. Planejamento governamental. Instrumentos de planejamento. Planos, programas, projetos e orçamentos. Planos plurianual. Planos nacionais, regionais e locais. O planejamento no ciclo gerencial.

6 - Métodos Quantitativos Aplicados à Administração Pública - 75hs

Ementa:

Fórmulas e variáveis, tipos numéricos, laços e listas, dicionários,  cadeias, estruturas de controle, arrays, vetores, matrizes, gráficos,  indexação, dataframes, leitura e gravação de tabelas, fusão de  tabelas, limpeza de dados, geradores aleatórios, medidas estatísticas,  distribuições de probabilidade, teste de hipóteses, regressão linear e  sistemas lineares.

7 - Análise e Avaliação de Políticas Públicas (machine learning)- 75hs

Ementa:

Tipos de Análise em Ciência de dados. Tipos de dados. Análise Exploratória. Análise Inferencial. Análise Preditiva. Modelos Lineares Generalizados e extensões. Regularização. Ridge e Lasso. Problemas e soluções de dados. Classficação. Clusterização. Regras de associação. Sistemas de recomendação. Detecção de anomalias. Mineração de texto. Análise de Sentimento. Modelagem de Tópicos. Otimização. Redução de Dimensionalidade. Análise de Componentes Principais. Engenharia de atributos. Métodos de comparação e seleção de modelos. Ensembles: Bagging, Boosting e Stacking. Principais algoritmos em ciência de dados. Árvores de decisão, Random Forest, Support Vector Machines, K-means, DBSCAN, Filtro colaborativo, Apriori, Redes neurais, Deep Learning, LDA. Tópicos especiais. Aprendizagem por reforço, visão computacional, entendimento de linguagem natural.

8 - Métodos de Pesquisa - 30hs

Ementa:

Formas de Conhecimento. Conhecimento Científico. A natureza do método das ciências Sociais. Elementos constitutivos do trabalho científico. Regras de apresentação de trabalho conforme normatização da ABNT. Problematização de questões. Construção do projeto de pesquisa.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página