Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Ciência de Dados aplicada à Saúde é tema do próximo seminário do Centro de Estudos do Icict
Início do conteúdo da página

Ciência de Dados aplicada à Saúde é tema do próximo seminário do Centro de Estudos do Icict

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 12h22 | Acessos: 235

Situada entre a ciência da computação, matemática e outras áreas do conhecimento, a ciência de dados oferece ferramentas e metodologias avançadas para extração, modelagem e análise de informações e dados. O próximo seminário do Centro de Estudos do Icict terá como tema ‘Ciência de Dados Aplicada à Saúde’, no dia 18 de outubro. O coordenador da iniciativa e organizador do seminário, Marcel Pedroso, destaca que Ciência de Dados é um conjunto de estratégias, ferramentas e técnicas que busca reunir equipes multidisciplinares formadas por pesquisadores com conhecimento substantivo do problema em análise.

“Na saúde pública, por exemplo, podemos ter estatísticos, matemáticos e cientistas da computação. Trata-se de um campo de estudo promissor e destaca-se pela capacidade de auxiliar a descoberta de informação útil a partir de grandes bases de dados e a tomada de decisão orientada por dados (data-driven analysis)”, explica.

O evento marca o lançamento de duas iniciativas do Icict/Fiocruz relacionados ao assunto. A primeira é a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, que será um serviço online disponível a pesquisadores, gestores governamentais, estudantes e professores para que possam manusear diversos e grandes volumes de dados, utilizando ferramentas e estratégias relacionadas à abordagem big data. O outro lançamento é o site do projeto de pesquisa do Icict sobre ciência de dados em saúde, visando trocar experiências e formar um ambiente de aprendizagem colaborativa sobre o assunto.

“Será possível realizar tarefas de mineração de dados, análise visual e construir cenários preditivos por meio das ferramentas disponíveis na Plataforma”, explica Pedroso. Além dos lançamentos, a programação inclui apresentações de diversos parceiros do projeto, como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), IBM e Dell EMC.

Serão compartilhadas com o público experiências exitosas no campo de ciência de dados, big data, mineração de dados e aprendizagem de máquina. Uma delas será trazida pelo cientista de dados Mário Filho, consultor em machine learning. Ele é um dos brasileiros mais reconhecidos na plataforma de ciência de dados Kaggle, em que empresas e instituições elaboram competições abertas para a obtenção de soluções e análises preditivas em diversos campos do conhecimento e negócios.

Também compõem a programação o uso da metodologia Elasticsearch pela plataforma de periódicos SciElo, as iniciativas de big data da Prefeitura do Rio de Janeiro, e o projeto Social Zika Analytics, que investiga tendências relacionadas à epidemia do vírus Zika por meio do Twitter, em parceria entre a Fiocruz e a IBM.

O seminário ‘Ciência de Dados aplicada à Saúde’ é aberto a todos e será realizado no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no Campus Fiocruz. Para participar, é necessário se inscrever pelo site do Icict. As vagas são limitadas.

Seminário do Centro de Estudos

‘Ciência de Dados aplicada à Saúde’

Data: Terça-feira, 18/10, às 13h30
Local: Icict/Fiocruz - Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro

Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página