Página inicial > Eventos > Seminário México, América Central e Caribe em debate

Seminário México, América Central e Caribe em debate

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 14h07 | Acessos: 690

O Seminário tem como objetivo promover, através do diálogo entre representantes de diferentes instituições acadêmicas e de projetos de pesquisa internacionais e de uma perspectiva multi e interdisciplinar, uma análise ampla sobre a região centro-americana e caribenha, incluindo também o México, que contemple não somente análises e estudos empíricos sobre as políticas de desenvolvimento regional e seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos; como também debates primordiais, vinculados ao conhecimento e definição da própria região, à percepção e representação da região em um contexto geopolítico global, e à discussão sobre a estrutura, as condições e limitações para a realização de pesquisas.

O seminário está organizado em painéis com conferencistas convidados e workshops de trabalho.

Inscrição e Mesa de Abertura:

04 de julho – 08:30 início de inscrição

10:30 – mesa de abertura

Fala inaugural

04 de julho –

14:30 – México, América Central e Caribe em debate

Rebecca Lemos Igreja – CEPPAC/UnB e Odile Hoffmann – LMI-MESO/IRD/ França

Workshops de discussão:

Os workshops funcionarão com base em um roteiro de perguntas (click aqui para acesso ao roteiro).

• Workshop 1.05 de julho, às 8:30: Região centro-americana e caribenha – definição e delimitação
  • Workshop 2. 05 de julho, às 14:30: O lugar da América Central e Caribe na Academia;
  • Workshop 3. 06 de julho, às 8:30: Possibilidades, limitações e condições de pesquisa na Região;
  • Workshop 4. 06 de julho, às 14:30: As pesquisas: temas prioritários e problemáticas principais.
  • Workshop 5: 07 de julho, às 8:30: Conclusões gerais e relatoria.

Painéis:

Painel 01: 04 dejulho, às 16h30: Representações  sobre América Latina e Caribe

• Profº Guillermo Palacios -Colmex-México (Título: Heresias sobre uma região)
  • Antonio Gaztambide-Géigel, Universidad de Porto Rico. (Título: “Mesoamérica desde el Caribe, el Caribe desde Mesoamérica”)
  • Simone Rodrigues Pinto – CEPPAC/UnB (moderadora e comentarista)

Painel 2: 05 de julho, às 10h30: Imaginários Políticos, Democracia e sistemas políticos

• Olivier Dabène – Sciences Po/France (título : La calidad de la democracia en la región)
  • Matilde González Izás –Flacso Guatemala (título: Estado, territorios de frontera y crimen organizado, en el Triángulo Norte de Centroamérica)
  • Fernanda Soto Universidad Centroamericana (UCA) Managua (Título: Reflexiones de lo político en las memorias de la Revolución desde la mirada campesina)
  • Jacques de Novion, CEPPAC/UnB (moderador e comentarista)

Painel 3: 05 de julho, às 16h30: Pobreza e transferências condicionadas

• Agustín Escobar, CIESAS/México (título: Pobreza, cambio familiar y política social en México: una perspectiva diacrónica)
  • Luciana Jaccoud, IPEA (Título: Pobreza e proteção social: os dilemas da cidadania no Brasil.)
  • Rogério Giugliano, projeto MECACB/CEPPAC (moderador e comentarista)

Painel 4: 06 de julho às 10h30: Etnicidade, raça e políticas multiculturalistas

• Elizabeth Cunin URMIS/IRD – Paris (título:Jim Crow en America latina? Reflexiones a partir de la racializacion de las politicas migratorias en los anos 1920-30 )
  • Charles Hale – Universidade de Texas – Austin/ EUA (Título: Cuando los Derechos Suenan Vacíos: Repensando las Luchas Antirracistas ante el Retiro del Multiculturalismo Neoliberal)
  • Cristhian Téofilo da Silva – CEPPAC/UnB (moderador e comentarista)

Painel 5: 06 de julho, às 16h30: Políticas de desenvolvimento na América Latina

• Abelardo Morales Gamboa – Universidad Nacional de Costa Rica- Costa Rica (título: Centroamérica: integración regional, nuevos procesos globales y respuestas sociopolíticas)
  • Tirso Walfrido Sáenz CDS/ UnB (título: Cuba. Desarrollo económico y social: experiencias, amenazas y perspectivas)
  • Luiz Guilherme de Oliveira – CEPPAC/UnB (moderador e comentarista)

Painel 6: 07 de julho, às 10h30: Comunicação, democracia na América Latina

• Fernando Paulino – FAC – UnB (Título: “Direito à Comunicação e América Latina”?);
  •  Cosette Castro – UCB (Título: Mídias Digitais e Participação Social no  Contexto Latino-Americano e Caribenho)
  • Olivier Dabène – Sciences Po/France (moderador e comentarista)

Encerramento

07 de julho, às 14h30