Página inicial > Em andamento > Global Development Learning Network – GDLN

Global Development Learning Network – GDLN

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2015, 13h57 | Acessos: 745
A Rede Global de Aprendizado para o Desenvolvimento (em inglês, Global Development Learning Network) surgiu no ano 2000 por iniciativa do Instituto Banco Mundial, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos para a promoção do desenvolvimento humano e sustentável. Atualmente, a rede é composta por cerca de 120 centros ao redor do mundo, distribuídos em mais de 80 países.

No Brasil, a GDLN é representada pela Universidade de Brasília (UnB), que recebe nosso centro desde 2006. Desde então, a GDLN Brasil tem realizado diversas atividades de intercâmbio de conhecimentos, incluindo cursos, conferências e diálogos globais, em parceria com diversos atores governamentais, empresas e organizações da sociedade civil do Brasil e do mundo.

Além disso, a GDLN Brasil tem contribuído para a conexão da universidade com outros atores, através da realização de videoconferências para a participação em eventos acadêmicos e bancas de avaliação, entre outros. Dentro da UnB, a GDLN Brasil atua em parceria com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG).

Objetivos

A Rede Global de Aprendizado para o Desenvolvimento surgiu com uma missão: facilitar o intercâmbio de soluções para o desenvolvimento, conectando sociedade civil, governo, academia, organizações e outros atores relevantes nesse processo.

Iniciativas de intercâmbio de conhecimentos são aquelas que buscam superar obstáculos ao desenvolvimento através do compartilhamento de soluções bem-sucedidas. Com frequência, comunidades e Estados diferentes atravessam desafios similares, sem saber que do outro lado do país ou do mundo existem conhecimentos que poderiam contribuir para sua superação.

O papel dos centros GDLN, portanto, é reduzir as distâncias globais e favorecer essa troca de conhecimentos e experiências, através de ferramentas como videoconferências, webconferências, e cursos a distância ou semipresenciais.

- Coordenador da GDLN Brasil: Bernardo Kipnis
- Gestora de Projetos: Nathália Fernandes